XBOX E XBOX 360


Xbox


Xbox-logotype.png
Xbox-Console-Set.png
Console Xbox com o "controle S"
FabricanteMicrosoft
Família do
produto
Xbox
TipoConsole de videogame
GeraçãoSexta geração
LançamentoEstados Unidos 15 de novembro de 2001
Japão 22 de fevereiro de 2002
União Europeia Austrália 14 de março de 2002
Descontinuado13 de novembro de 2006
Unidades
vendidas
24,2 milhões[1]
MídiaDVD (para filmes e jogos),
CD (para música)
CPUIntel baseado no Pentium III núcleocoppermine à 733 MHz[2]
Capacidade de
armazenamento
Disco rígido: 8-10 GB
Cartão de memória: 8 MB
GráficosnVidia NV2A
Controladoresgamepads
ConectividadeFast Ethernet
Serviços
online
Xbox Live
Jogo mais
vendido
Halo 2, 8,46 milhões de cópias
SucessorXbox 360
Xbox é um console de videogame fabricado pela Microsoft. Foi lançado em 15 de novembro de 2001 na América do Norte, representando a primeira investida da empresa no mercado de jogos em consoles. Como parte da sexta geração,[3] o Xbox competiu com o PlayStation 2 daSony, com o Dreamcast da Sega (que encerrou suas vendas antes do início da comercialização do Xbox) e com o GameCube da Nintendo. Foi o primeiro console de uma empresa norte-americana desde a retirada do Atari Jaguar em 1996.[4]
A rede integrada Xbox Live, iniciada em 15 novembro de 2002,[5] permitia que os jogadores interagissem através da Internet, como em partidas on-line, desde que houvesse acesso a uma conexão de banda larga.[6] Mesmo cobrando pela assinatura, esse recurso auxiliou na popularidade do Xbox, principalmente devido à descentralização da rede on-line do PlayStation 2. O jogo mais vendido do console da Microsoft foi Halo 2, lançado em novembro de 2004, cujos recursos on-line também foram um sucesso.[7]
Após 24 milhões de unidades vendidas,[1] o sucessor do Xbox, o Xbox 360, foi lançado em novembro de 2005 nos Estados Unidos, seguido pela descontinuação das vendas do Xbox no ano seguinte. O último jogo lançado na Europa foi Tony Hawk's Project 8 (novembro de 2006) eMadden NFL 09 na América do Norte (agosto de 2008). O suporte para consoles fora de garantia foi interrompido em 2 de março de 2009 e para a rede Xbox Live em 15 de abril de 2010.[8]

História

Em 1998, quatro engenheiros da equipe do DirectX da Microsoft, Kevin Bachus, Seamus Blackley, Ted Hase e Otto Berkes (líder), desmontaram alguns computadores portáteis da Dell para construir um protótipo de console de videogame baseado em Windows. A equipe esperava desenvolver um concorrente para o ainda inédito PlayStation 2 da Sony, que estava espantando os desenvolveres da plataforma Windows, e apresentou sua ideia de "DirectX Box" a Ed Fries, então responsável pela divisão de jogos da Microsoft. Fries decidiu apoiar a iniciativa.[9]
Durante o desenvolvimento, o nome foi reduzido de "DirectX Box" para apenas "Xbox". A equipe de marketing da Microsoft não gostou do nome e sugeriu diversas alternativas. Durante os grupos focais de teste, optou-se por manter "Xbox" na lista apenas para provar sua teoria de que o nome não seria escolhido pelos consumidores. No entanto, os grupos revelaram uma preferência por "Xbox" muito superior às demais opções, tornando-o o nome oficial do produto.[10]
O Xbox foi o primeiro console da Microsoft depois de sua colaboração com a Sega para portar o Windows CE ao Dreamcast. O lançamento foi adiado seguidamente após sua primeira revelação ao público no final de 1999, em entrevistas com o então CEO da empresa, Bill Gates, que disse que um dispositivo de jogos e multimídia era "essencial" para convergência nos "novos tempos".[11] Quando Gates apresentou o Xbox na Game Developers Conference em 2000, o público ficou impressionado com a tecnologia do console. À época, as vendas do Dreamcast da Sega estavam diminuindo e o PlayStation 2 começava a ser vendido no Japão.[12]
Devido à imensa popularidade dos consoles no mercado japonês, a Microsoft atrasou o lançamento do Xbox na Europa para focar-se no Oriente. Mesmo adiado, o lançamento europeu foi mais bem sucedido do que no Japão. Apesar de ter prometido o lançamento do Xbox no Brasil até o primeiro semestre de 2003 (e, depois, no segundo semestre)[13], a Microsoft não chegou a disponibilizar oficialmente o produto no país. Em terras brasileiras, só podia ser encontrado através de importadores e no mercado paralelo.[14] A primeira iniciativa oficial ocorreu apenas em dezembro de 2006, quando a Microsoft lançou o Xbox 360 no Brasil.[15]
Alguns dos planos da Microsoft foram bem sucedidos. Na preparação para o início das vendas, a Microsoft adquiriu a Bungie e utilizou Halo: Combat Evolved como seu título de lançamento. Naquele período, GoldenEye 007 havia sido um dos poucos jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) de sucesso em consoles, numa lista que incluía, ainda, Perfect Dark e Medal of HonorHalo: Combat Evolved foi uma investida de sucesso para ajudar nas vendas do Xbox.[12] Em 2002, a Microsoft chegou ao segundo lugar em vendas de consoles na América do Norte.[16]

[editar]

[editar]Jogos

Dos jogos de lançamento do Xbox, o mais bem sucedido foi Halo: Combat Evolved, um atirador que foi aclamado criticamente e foi um dos jogos mais vendidos do ano. Outros jogos bem sucedidos no começo foram NFL Fever 2002, Project Gotham Racing e Dead or Alive 3.
Como os jogos iniciais não exploravam a capacidade total, o Xbox não cresceu muito.
Em 2002/2003, jogos como MotoGPMechAssaultNinja Gaiden,Star Wars: Knights of the Old Republic e Ghost Recon atraíram mais compradores. Além disso, jogos de outras plataformas e computador ganhavam versões (Grand Theft Auto IIIGrand Theft Auto: Vice City), às vezes exclusivas (Doom 3Half-Life 2).
O jogo mais vendido do Xbox foi a sequência de HaloHalo 2 (2004) que rendeu US$100 milhões em apenas um dia [1], e vendeu 7 milhões de cópias [2].
A Microsoft também perdeu bilhões de dolares por causa da pirataria e chips de destravamento,que são muito usados porque permitem varias coisas como:
  • Jogar jogos piratas
  • FTP entre o PC e a Xbox (com o cabo cross over)
  • Execução de DVDs sem o controle
  • Executar o Linux
  • Acessar a Internet
  • Rodar emuladores, permitindo rodar jogos de outros consoles
  • Gravar jogos no HDD para não desgastar o leitor

[editar]Xbox Live

rede Xbox Live permite que aos jogadores jogar online pela Internet pagando uma mensalidade. Há muitos jogos habilitados para essa rede o que tornou o XBOX referência em console para esta finalidade. A Live possui ranking de jogadores, bate-papo e campeonatos. Porém, não está disponível no Brasil para a versão original do Xbox, pelo fato de o console não ter sido revendido oficialmente no país, diferente do Xbox 360 que é revendido oficialmente no mercado nacional e possui a rede Live disponível para seus jogadores.
Existem também programas gratuitos para jogar online com outros jogadores, método não apoiado pela Microsoft.

[editar]Preços

  • Estados Unidos: US$ 149;
  • Canadá: $ 199;
  • Europa:  149;
  • Reino Unido: £ 99;
  • Brasil: R$ 799.
  • Portugal: 100€
Obs: Os preços acima correspondem ao último valor de venda do console nos respectivos países já que este teve a sua produção finalizada.
Devido a seus altos preços de produção e concorrência de preços da Sony e Nintendo, a Microsoft teve grandes perdas com o Xbox, sendo 4 bilhões de dólares por volta de 2005[22]. A divisão de games só teve em 2004 seu primeiro dia de lucro, com o lançamento de Halo 2.

Xbox 360

Xbox 360
XBOX 360.svg
Xbox 360 S.png
Xbox 360 Slim de 250GB
DesenvolvedorMicrosoft
Família do
produto
Xbox
TipoConsole de videogame
Geração7ª geração[1]
Lançamento
Unidades
vendidas
67.2 milhões (até 19 de abril de 2012)[2]
MídiaHD DVD
DVD (para filmes, jogos e retrocompatibilidade com Xbox)
CD (para música)
CPUPPC Tri-Core 3.2 GHz - "Xenon"[3]
Capacidade de
armazenamento
Disco rígido: 20, 60, 120, 250 e 320 GB
Cartão de memória: 64, 256 ou 512 MB
Interno: 128 MB
Memória512 MB DDR3 RAM
GráficosATI Xenos
Controladoresgamepads (2.4 GHz wireless)
ConectividadeEthernetUSB 2.0Porta IVWi-Fi
Serviços
online
Xbox Live
Jogo mais
vendido
Call of Duty: Modern Warfare 3 (9.3 milhões) (no 1º dia)[4]
Halo 3, 7 Milhões (no 1º dia) [5]
Retrocompa-
tibilidade
Xbox (parcial)
AntecessorXbox
Página oficialSite oficial do Brasil
Site oficial de Portugal
Xbox 360 é um console de jogos da sétima geração de consoles de videogames produzido pela Microsoft e lançado em 22 de Novembro de2005 nos Estados Unidos, em 2 de Dezembro de 2005 na Europa e em 10 de Dezembro de 2005 foi lançado no Japão.[carece de fontes]
As características principais do Xbox 360 são o seu serviço Xbox Live que permite aos jogadores competir online, baixar jogos arcade, demos de jogos, trailers, shows de TV, música e filmes.[carece de fontes]
No dia 28 de Março de 2007 a Microsoft anunciou o lançamento, dia 29 de Abril nos Estados Unidos, de uma terceira versão do console, o Xbox 360 Elite.[6] No dia 4 de novembro de 2010, oficialmente foi lançado a nova versão chamada de Xbox 360 S (popularmente conhecida como Xbox 360 Slim) juntamente com o exclusivo sensor de movimentos Kinect.

Lançamento

O Xbox 360 foi apresentado no programa Xbox Revelation também chamado de Xbox 360 Revelation na MTV em 12 de Maio de 2005, com detalhes a respeito do lançamento e jogos divulgados uma semana depois na E3. No Brasil, o Xbox 360 é vendido oficialmente pela Microsoft desde 1 de dezembro de 2006 tornando-o o primeiro console de jogos a ser comercializado diretamente por seu fabricante no país.

Acessórios oficiais

  • Xbox Live Vision
  • HDD 320GB Vendido em edições especiais
  • HDD 250 GB Vendido até agora em edições especiais e agora incluído no novo Xbox 360 Slim
  • HDD 120GB (Incluído na versão Elite)
  • HDD 20GB
  • HD-DVD Drive Externo (fora de linha)
  • Controle Sem Fio
  • Controle Com Fio
  • HeadSet Com Fio
  • HeadSet Sem Fio
  • Controle Remoto para Reprodução de Filmes
  • Faceplate Removível (apenas para o modelo antigo)
  • Cabo VGA
  • Cabo HDMI
  • Xbox 360 Wireless Networking Adapter (Adaptador de redes sem fios)
  • Xbox 360 Wireless Racing Wheel (Volante de corrida sem fio)
  • Xbox 360 Quick Charge Kit
  • Xbox 360 Play And Charge Kit
  • Xbox 360 Messenger Kit
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 64MB
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 512MB
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 256MB (Incluído na versão Arcade)
  • Unidade de Memória (Memory Unit) 2G (expansivel por cartões SD)
  • Luminous Fish
  • Kinect (Sensor de detecção de movimentos)

Vendas

O Xbox 360 começou a produção em apenas 69 dias antes do lançamento[8]. Como resultado, a Microsoft não foi capaz de fornecer sistemas suficiente para atender a demanda dos consumidores inicial na Europa ou América do Norte e muitos clientes potenciais foram incapazes de comprar um console no lançamento.
As vendas acumuladas desde o lançamento do sistema até 30 de junho de 2007, foram previstas para chegar a 12 milhões de unidades, abaixo 13-15 milhões de unidades estimado anteriormente. Sendo lançado um ano antes dos seus concorrentes, o Xbox 360 foi o líder de mercado em todo o primeiro semestre de 2007, no entanto, em 12 de setembro de 2007, foi noticiado pelo Financial Times que o Xbox 360 tinha sido ultrapassado pelo Wii em termos das vendas do console em todo o mundo das tartarugas.
Em 4 de outubro de 2007, após o lançamento do Assassin's Creed, a Samsung declarou que as vendas da Tecpix são maiores do que a do Xbox 360.
Desde o início do ano, o console está no topo da lista entre os consoles domésticos, no mês de maio de 2011, foram vendidas 270 mil unidades[9]. Já no mês de julho de 2011, houve uma queda em relação ao mesmo período de 2010, mas o console ainda continua na liderança de mercado dos EUA com 45% de participação[10].

[editar]Kinect

Kinect (antes chamado de Project Natal pois um dos idealizadores do Kinect Alex Kipman, brasileiro, nomeou com o nome de sua cidade, Natal) é o nome do sensor de movimentos compatível com o Xbox 360. Foi anunciado pela primeira vez em 1º de junho de 2009 na E3 (Electronic Entertainment Expo).
Este periférico habilita o usuário a controlar e interagir com o Xbox 360 sem a necessidade de um comando por um joystick. Ao invés disso, são usados gestos, sinais de voz e/ou objectos e imagens. O Kinect é compatível com todos os modelos actuais.O Kinect chegou nos EUA em 4 de novembro de 2010, no Brasil em 18 de novembro.[11]
Conforme o próprio manual do aparelho, a iluminação da luz do sol afeta o Kinect. Isto ocorre pois um dos sensores do aparelho é um sensor infravermelho e ele recebe interferência do calor da luz do sol.[12]

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