SNES Super Nintendo Entertainment System


Super Nintendo Entertainment System

Super Nintendo Entertainment System
Super Family Computer
SNES logo.svg
Versão européia Super Nintendo Versão estadunidense do Super Nintendo
Super Nintendo Entertainment System
Super Family Computer
FabricanteNintendo
TipoConsole de videogame
Geração4ª geração
LançamentoJapão 21 de novembro de 1990
América do Norte 13 de agosto de 1991
Europa 11 de abril de 1992
Austrália 3 de julho, 1992
Brasil 1993
Descontinuado1999 nos Estados Unidos[1] e em 2003 no Japão[2].
Unidades
vendidas
49 milhões
MídiaCartucho
CPURicoh 5A22 a 3,58 MHz
Controladores1 a 8 gamepads
ConectividadeModem (via XBAND ou Satellaview)
Serviços
online
Satellaview (somente no Japão),XBAND
Jogo mais
vendido
Super Mario World, 20 milhões
Retrocompa-
tibilidade
Game Boy (via Super Game Boy)
AntecessorNintendo Entertainment System
SucessorNintendo 64
Super Nintendo Entertainment System (também conhecido como Super NintendoSNES e no Japão como Super Famicom), é umvideogame lançado pela Nintendo em 1990 no Japão1991 nos EUA e 1992 na Europa. Seu código de modelo é SNS-001 e quando foi lançado para outros países e regiões, o código recebia a adição da sigla do país ou região.
O console utiliza uma CPU 65C816 de 16 Bits com uma freqüência de 3,58, 2,68, ou 1,79 MHz,que ocasionava constantes slowdowns em vários jogos.
O sucesso de sua venda foi superior a 50 milhões de unidades por todo o mundo. O SNES foi oficialmente descontinuado em 1999.

História

Sendo o sucessor do Nintendo Entertainment System (NES), conhecido no Japão como Famicom (Family Computer), fora batizado com o mesmo nome acrescido de Super (Super NES e Super Famicom (Super Family Computer).
Fora lançado ao fim de 1990 no Japão, nos EUA em Novembro de 1991 e depois em 1992 na Europa.
A versão européia do console (lançado em 1993) é visualmente idêntica ao modelo japonês. O controle também é praticamente idêntico, com botões coloridos. Porém na Europa o sistema de cores do console é PAL, enquanto no Japão é SECAM e EUA é NTSC.
No Brasil, chegou oficialmente apenas no fim de 1993, lançado pela Playtronic (uma joint-venture entre duas empresas, a Gradiente e aEstrela), representante oficial da Nintendo no país na época. Já em versão transcodificada para PAL-M. Inclusive sendo fabricado por muitos anos em Manaus, até a saída da Gradiente do ramo, em 2003.
A Nintendo garantiu seu sucesso no Japão especialmente por manter velhos parceiros, como CapcomKonamiTecmoSquareKoeiMidwayEnix, que mantinham a exclusividade da Nintendo de séries como Mega ManFinal Fantasy e Dragon Quest. Nos Estados Unidos, o Super NES começou cambaleando, mas logo ultrapassou em vendas seu principal concorrente, o Sega Mega Drive, graças a jogos como Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the PastStreet Fighter 2Super MetroidMortal Kombat, e os jogos das séries Final FantasyDragon Quest e Donkey Kong Country.
O Super NES, foi substituido pelo Nintendo 64 no fim de 1996 pela Nintendo.
Atualmente, utilizando emuladores como zSNESSnes9X e uosnes, é possível emular os jogos de Super Nintendo no computador, com desempenho semelhante (Não perfeito e nem superior, porém com algumas vantagens, como Save State) ao console original.

[editar]Versões

SNES original (EUA)
Super Famicom/SNES europeu/japonês.
SNES 2
SNES (EUA)SNES EUR/JPSNES Model 2 ou SNES "Baby"
Todas as versões do Super SNES são predominantemente cinzas, embora o formato possa diferir. A versão original norte-americana possui dois interruptores roxos e um cavidade pressionável cinza-médio para ejetar cartuchos. As versões européia e japonesa são mais arredondadas, com botões e teclas rosa-choque. O norte-americano SNES 2 e o japonês Super Famicom Jr. são, ambos, menores e com contorno arredondado. Entretanto, os botões do SNES 2 são roxos enquanto os do Super Famicom Jr. são cinza-escuro.
Todas as versões possuem o encaixe para cartucho na parte superior, embora o formato deles sejam diferentes para se adequar a formatos distintos de cartucho. O conector possui 62,36 encaixes, entretanto muitos cartuchos utilizam apenas os 46 centrais. Todas as versões incorporam também duas portas de sete pinos para controles na parte frontal e uma saída para fonte de alimentação e uma para multi-conexão HDMI da Nintendo na parte traseira. O multi-conector é o mesmo usado mais tarde no Nintendo 64 e no GameCube e pode transmitir sinais RF,RGBS-Video e vídeo composto.

[editar]Controle

Controle da versão européia.
Seu formato básico incluía um direcional digital, 4 botões em cruz (ABX e Y), 2 botões de ombro (R e L) e 2 botões ao centro (START eSELECT).
Foi o primeiro controle a trazer "botões de ombro" (shoulder buttons) nas bordas, chamados L e R (Left e Right - Esquerda e Direita). Geralmente são usados para movimentar a câmera de jogo, mas também possuem outras funções dependendo do jogo em questão. Todos os consoles seguintes copiaram esses botões.
Havia também uma peculiaridade nos botões em cruz. Os superiores (dado a inclinação da cruz), Y e X, possuíam formato côncavo, enquanto os inferiores convexo. Tal formato tornava a jogabilidade mais prazerosa em jogos como Super Mario World e Donkey Kong, em que o botão superior Y ficava permanentemente pressionado para dar velocidade, e o botão inferior era usado simultaneamente para outras funções.
A versão japonesa/européia do aparelho traz os botões em cruz em quatro cores diferentes: verde, azul, amarelo, vermelho, respectivamente aos botões YXB e A, enquanto na versão norte-americana, os botões côncavos Y e X tinham coloração lilás e os botões convexos B e A azul marinho.

[editar]Especificações Técnicas

Especificações técnicas
CPUGPU
5A22-02 01.jpgWestern Design CenterCMD/GTE 65C816 customizado(CISC)
Frequência de clock:
1.79MHz, 2.68MHz ou 3.58 MHz (variável)
Lisura:
Barramento:
16 bits
Taxoimagem.pngPPU
Frequência de clock:
16 bits
Lisura:

  • Memória de vídeo (Video RAM): 1 Megabit (128 KB)
  • Resolução: 512 pixels x 448 pixels; 256 x 224
  • Paleta de cores: 32 768 cores
  • Número máximo de cores na tela: 256
  • Tamanho máximo dos sprites: 128 x 128 pixels
  • Número máximo de sprites: 128 sprites
ÁudioMídia
S-SMP 01.jpgSonySPC700
Canais de áudio:
13

NBAJam.jpgCartucho
Capacidade normal:
4Mb+

  • Memória (RAMCache para o processador principal: 1 Megabit (128 KB)
  • Resposta do controle: 16 ms
  • Adaptador: entrada – 120 VAC, 60Hz, 17 Watts
  • Adaptador: saída – 10 VDC, 850ma (NTSC), 9 VAC (PAL)
  • Sistema de cores: NTSC (60Hz): EUA, Japão; PAL (50 Hz): Europa; PAL-M: Brasil;

[editar]Periféricos

O Super NES teve muitos acessórios:
  • Super NES Mouse: lançado em 1992, é bastante semelhante a um mouse comum utilizado em computador. Tem dois botões e vem com ummousepad rígido para suporte. É ligado na mesma entrada do controle comum, e compatível com dezenas de jogos para Super NES. O mais conhecido deles é Mario Paint.
  • Super Scope: arma de luz semelhante ao Nintendo Zapper do NES, foi lançada em 1992. Uma inovação sem fio e com mira telescópica.
  • Super Game Boy: adaptador que permite jogar cartuchos de Game Boy no SNES. Alguns inclusive com suporte a cores.
  • Satellaviewmodem exclusivo do Japão, inserido na parte de baixo do console. Funcionou de 1995 a 2000.

[editar]Jogos

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