SONY PLAYSTATION 2


PlayStation 2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
PlayStation 2
PlayStation 2 logo.svg
Comparação entre o modelo original e o slim.
PlayStation 2
FabricanteSony Computer Entertainment
Família do
produto
PlayStation
TipoConsole de videogame
Geração6ª geração[nota 1]
LançamentoJapão 4 de março de 2000
Estados Unidos 26 de outubro de 2000
União Europeia 24 de novembro de 2000
Austrália 30 de novembro de 2000
República da China 24 de janeiro de 2002
Coreia do Sul 22 de fevereiro de 2002
República Popular da China 1 de janeiro de 2004
Brasil 18 de novembro de 2003oficialmente em 15 de outubro de2009[1]
Unidades
vendidas
Mais de 150 milhões[2]
MídiaDVD (para fimes e jogos),
CD (para música e retrocompatibilidade com PlayStation)
CPUEmotion Engine 128-bit a 294 MHz (Slim:299 MHz)[3]
Capacidade de
armazenamento
Cartão de 8 e 16 Megabytes
Gráficos"Graphics Synthesizer" a 147 MHz
Controladores1 a 8 gamepadsDualShock 2
ConectividadeModemUSBEthernetFireWire
Serviços
online
DNAS(Dynamic Network Authentication System)
Jogo mais
vendido
Grand Theft Auto: San Andreas, 17,53 milhões de unidades
Retrocompa-
tibilidade
Playstation
AntecessorPlaystation
SucessorPlayStation 3
PlayStation 2 (tendo sua abreviação como PS2) é o segundo console da empresa Sony, após o PlayStation original. Seu desenvolvimento foi anunciado em março de 1998 e foi lançado no Japão em março de 2000. A versão norte-americana foi mais tarde lançada em 26 de outubro de2000. Após um lento primeiro ano, o PlayStation 2 cresceu a ponto de tornar-se o mais popular console da história dos videogames, com mais de 140 milhões de unidades vendidas até 2009.[4][5]
Embora seu sucessor, o PlayStation 3, tenha sido lançado, o PS2 continua a ser fabricado a partir do modelo slim da série SCPH-9xxxx ainda que os lançamentos de novos jogos estejam se dando de forma cada vez mais lenta (apenas alguns jogos como PES, Fifa e outros gêneros do esporte continuam sendo lançados regularmente).

História

Em abril de 1999, tivemos as primeiras notícias sobre um sucessor do PlayStation.
O lançamento oficial do PS2 foi em 4 de março de 2000 no Japão e 26 de outubro de 2000 nos Estados Unidos. A notícia se espalhou tanto que causou uma escassez nas lojas no dia do lançamento.
Apenas alguns milhões de pessoas tinham obtido o console até o final de 1999 devido a atrasos na fabricação.[6] Após o seu lançamento, era difícil encontrar unidades PS2 nas prateleiras dos revendedores.[7] Outra opção era comprar o console na internet através de sites de leilões, como o eBay, onde pessoas pagavam mais de mil dólares por um PS2.[8] Inicialmente o PS2 vendeu bem com base na força da marca PlayStation e da compatibilidade com a versão anterior, vendendo mais de 980.000 unidades no Japão em 5 de março de 2000, um dia após o lançamento.[9] Mais tarde, a Sony adicionou novos kits de desenvolvimento para desenvolvedores de jogos e mais unidades de PS2 para os consumidores.
Em setembro de 2004, na mesma epoca do lançamento de GTA San Andreas, a Sony revelou um novo modelo de PS2, mais fino, chamadoslim. Em preparação para o lançamento dos novos modelos slim (SCPH-70000-90000), a Sony deixou de fabricar os modelos mais antigos (SCPH-30000-50000).
Sony anunciou que a partir 1 de abril de 2009 o PS2 custaria $99,99 dólares no varejo.[10]Logo Sony anuncia que jogos do PS2 serão relançados em 2012 pelo grande sucesso que ainda é hoje.[11]
O Playstation 2 foi o console mais vendido da 6°geração, superando Gamecube e Xbox. Também é o console mais vendido da história.

[editar]Retrocompatibilidade

O PlayStation 2 é compatível reversamente com os jogos de PlayStation 1 assim como com seus acessórios (controle, cartão de memória, etc). No entanto, alguns dos acessórios do PlayStation 1 irão funcionar apenas com jogos para o PlayStation 1 (por exemplo o cartão de memória).
Memory Card de 8 MB.
  • Memory Card: O Memory Card é um dos acessórios fundamentais do Playstation 2, o qual permite, guardar as vitórias que você for conquistando nos diferentes jogos que for jogando. A versão oficial deste dispositivo de armazenamento tem um tamanho de 8MB, embora outras empresas passaram a fabricar até 128 MB de capacidade.
  • LOGITECH Driving Force Pro: É o volante oficial do PS2, foi criado pela Logitech para uso no Gran Turismo 4. Poucos jogos são compatíveis pra ele, é um dos primeiros volantes que usou o feedback. Ele também é compatível com o PlayStation 3.
  • Câmera USB: mais conhecida como EyeToy, é um acessório inovador e interessante lançado para o PlayStation 2, ele consiste numa câmera que filma os movimentos do jogador e o coloca na tela. Fazendo movimentos o jogador interage com objetos na tela como se estivesse dentro do jogo. Há jogos de atividades diversas no EyeToy como brincadeiras com objetos, musicais e até jogos onde o jogador participa de uma ação de fat
Câmera EyeToy.
  • Adaptador de rede e disco rígido: Adaptador de rede permite jogar jogos online e fazer downloads de atualizações dos jogos, dando ao disco rígido a possibilidade de armazenar essas atualizações. Há poucos jogos que permitem que você use essa tecnologia.
  • Pad DDR: É um tapete de dança com formato de quadrado e tem cerca de 1 metro em cada lado, utilizado nos jogos da série Dance Dance Revolution daKonami.
  • Kit Linux: Este kit linux consiste de um rígido de 40 GB, Um adaptador de rede, um mouse e teclado USB, um cabo VGA e do sistema operacional GNU / Linux PlayStation 2. Este kit é projetado para a programação, também é possível introduzir outra distribuição do GNU/Linux chamado Black Rhino (Informações sobre o Black Rhino).
  • Multitap Permite que você ligue quatro controladores por porta, além de slots para diversos Cartões de memória. Assim, é possível conectar até oito controles usando dois multitaps. É apoiado por muitos jogos, tais como TimeSplitters 2Virtua TennisPro Evolution Soccer, etc. Utiliza barramento compartilhado com algoritmo escalonador Round Robin com o objetivo de gerenciar os acessos promovidos por cada controle.
  • Headset: É um acessório que permite aos jogadores se comunicar com o seu parceiro em jogos online ou em alguns jogos de dar ordens aos personagens através da voz. O periférico conta com um fone de ouvido e microfone.
  • Filmes e Música: O PS2 pode reproduzir filmes em DVD e músicas em CD. Esse recurso foi um incentivo a mais para justificar a sua compra.
Controle DualShock 2.
  • DualShock 2: No PlayStation 2, a Sony manteve a forma e nome. Não só preservou o nome e a forma de seu comando, também melhorou suas funções como intensidade de pressão dos botões.
Portas USB na primeira versão do PlayStation 2.
  • Portas USB: A Sony colocou vários recursos avançados no PlayStation 2, que estavam ausentes em outros consoles rivais, um deles são as portas USB. Há alguns jogos que estavam programados para utilizar a portaUSB, como o famoso Gran Turismo 4, Este jogo foi programado para salvar imagens em uma unidade de USB ou em uma impressora da Epson que permite a impressão de imagens.

[editar]Modelos

[editar]O modelo original para PlayStation 2

O projeto original para PlayStation 2.
Os modelos (SCPH-10000, SCPH-15000 e SCPH-18000) foram vendidos apenas no Japão. Estes modelos incluíam um PCMCIA em vez da porta Dev9 dos modelos mais novos. A PCMCIA-to-adaptador Dev9 foi posteriormente disponibilizado para esses modelos. Os modelos SCPH-10000 e SCPH-15000 não possuíam uma reprodução de filme em DVD incorporado e, em vez invocado software de reprodução de criptografado que foi copiado para um cartão de memória de um CD-ROM incluído (normalmente, o PS2 só vai executar software de encriptação de seu cartão de memória, mas isso pode ser mudado com PS2 Independence Exploit). A revisão V3 tinha uma estrutura substancialmente diferente da interna, revisões posteriores, apresentando vários interligados placas de circuito impresso. A partir de V4 tudo foi unificado em uma placa, exceto o fornecimento de energia. Na versão V5, foram introduzidas pequenas alterações internas, e a única diferença entre a versão V6 (também chamado V5.1) e a V5 é a orientação do botão Power/Reset conector da placa do interruptor, que foi revertida para impedir o uso de não-solda Modchips. Versões V7 e V8 incluíram apenas pequenas revisões à V6.
A partir da versão SCPH-50000, possui uma revisão na BIOS, da qual desabilita um exploit que permitia rodar aplicativos homebrew através do Memory Card, além de acrescentar receptor infravermelho para controle remoto do DVD, do qual antes era opcianal. Retirou a norma IEEE 1394, adicionou a capacidade de ler DVD-RW e DVD + RW e acrescentou varredura progressiva Progressive Scan para produção de filmes em DVD. Versões V10 e V11 foram apenas pequenas revisões para V9.
A cor padrão do PS2 é preto fosco. Diversas variações de cor foram produzidos em quantidades diferentes e regiões, incluindo cinza, amarelo, azul, prata metálico, marinha, preto meio opaca, branco pérola, Sakura roxo, cetim ouro, prata acetinado, branco neve, super vermelho, azul transparente (Blue Ocean),Pink Limited Edition (cor que foi distribuída em algumas regiões como Oceania, e partes da Ásia), além da cor Black Piano, que tornou-se padrão a partir da versão SCPH-90000 do console.[17][18][19][20]
Um PS2 mais fino.
Em setembro de 2004, foi lançado o V12 ou SCPH-70000. Disponível em novembro de 2004, é menor do que a versão antiga e inclui uma porta Ethernet. Em alguns lugares também inclui um modem. Além do tamanho e peso foram reduzidos a 230 mm de altura, 152 mm de largura e 28 mm de profundidade (ou seja, menos 32%).
Devido ao seu perfil estreito, que contém a baia de expansão de 3,5 polegadas, e, portanto, não dá suporte a disco rígido interno, mas, devido à presença de portas USB 1.1 pode ser usado um disco rígido externo (embora nenhum jogo requira um disco rígido interno) e passou a usar uma fonte externa de energia, tais como GameCube. Embora as portas USB estão disponíveis, a falta de unidade de disco rígido tem envolvido um problema porque as portas USB 1.1 são mais lentas e o fato de que poucos jogos foram feitos para usá-la. Para algumas pessoas, esta tem sido uma limitação, especialmente para aqueles que preferem jogos como Final Fantasy XI, que exige o uso de periféricos, e evita o uso do pacote oficial de PlayStation 2 Linux.
Houve conflitos na numeração deste modelo, uma vez que existem duas sub-versões do SCPH-70000. Uma delas inclui o antigo EE e GS e outro contendo a nova e unificada EE + GS chip. Duas propostas de nomeação foi o nome do modelo antigo (EE e GS separados) r11.5 eo modelo V12 novo, e para nomear o antigo modelo V12 e V13 de novo. Hoje, a maioria das pessoas só chamá-los de ambos os modelos V12 e V12 para o V13 para o velho e o novo.
Comparação entre o Playstation 2 Slim versão original com uma Eye Toy Câmera na porta USB.
O modelo V12 foi lançado em preto. A versão prata está disponível no Reino Unido, Austrália, Japão e em toda a Europa.
Existe também um modelo V14 (SCPH-75001 e SCPH-75002) contendo o chip EE + GS e circuitos diferentes em comparação com as revisões anteriores, alguns chips têm uma data de direitos autorais de 2005, em comparação com 2000 ou 2001 e modelos mais antigos. Ele também tem uma lente diferente e alguns problemas de compatibilidade com alguns jogos ou com a PlayStation 1 e a PlayStation 2.
No final de 2005 constatou que algumas fontes de alimentação dos modelos slim eram defeituosas e poderiam superaquecer. As unidades foram trocadas pela Sony, a empresa fornece um modelo de substituição. O modelo SCPH-70040 foi o que mais sofreu com este problema a Sony não tem conhecimento de tal erro. Em 9 de julho de 2005 a Sony lançou o SCPH-70050 uma versão sem falhas.
Outra melhoria do console PlayStation 2 Slim (SCPH-90000) foi lançado no Japão em 22 de novembro de 2007, e E.U. e da UE no final de 2008, com um redesenho e fonte interna de energia incorporada como parte do console, além de um mais ventilador silencioso que auxilia a manter temperatura interna, ao contrário das versões anteriores, reduzindo o peso total de 720 gramas. A série de SCPH-90000 e 90010 fabricados depois de março de 2008 incorporam uma revisão do BIOS, que corrige os problemas dos modelos anteriores. O PlayStation 2 slim continua sendo fabricado, ao contrário do antigo modelo original que também é chamado de "Tijolão", a última versão do PlayStation 2slim é o PlayStation 2 SCPH-90010.

[editar]PSX

PSX.
A Sony também fabricou um dispositivo chamado PSX que pode ser usado como um gravador de vídeo digital e gravador de DVD, além de jogar jogos de PS2.
O aparelho foi lançado no Japão em 13 de dezembro de 2003 e, embora ele nunca tenha sido lançado em qualquer outro lugar, ele pode ser encontrado à venda em algumas das lojas da Sony Style localizada em uma série de países. O PSX foi mal recebido em ambas as áreas do globo, algumas características principais se encontrarem ausentes da primeira revisão do hardware e com experiência de vendas muito fracas.
O sistema é considerado uma raridade e está agora à venda por cerca de 500 dólares no eBay. O PSX foi também o primeiro produto da Sony que incluiu a interface XrossMediaBar.[21]

[editar]Sony BRAVIA KDL22PX300

Lançada em 2010, a TV Sony BRAVIA KDL22PX300 possui 22 polegadas e resolução de 720p, além de incorporar em sua estrutura um console PlayStation 2 e 4 conectores HDMI. A TV inclui, ainda, o BRAVIA Internet Video Access, do qual permite o acesso a sites como YouTube ou TV por stremming.[22]

[editar]Vendas

RegiãoUnidades vendidasPrimeiro disponíveis
Japão21 milhões ((a partir Outubro 1, 2008)[23]4 de março de 2000
América do norte50 milhões(a partir Dezembro 2008)[24]26 de outubro de 2000
Europa48 milhões ((a partir Maio 6, 2008)[25]24 de novembro de 2000
Em todo o mundo138 milhões (a partir Agosto 18, 2009)[26]
Em 29 de novembro de 2005, o PlayStation 2 se tornou o console de video game mais rápido a chegar a 100 milhões de unidades vendidas, realizando o feito no prazo de 5 anos e 9 meses de seu lançamento. Essa conquista ocorreu mais rápido que seu antecessor, o PlayStation, Que levou 9 anos e 6 meses para atingir o feito.
O PS2 já vendeu 138 milhões em unidades no mundo inteiro a partir de 18 de agosto de 2009, segundo a Sony. Na Europa, a PS2 vendeu 48 milhões de unidades a partir de 6 de maio de 2008, segundo a Sony Computer Entertainment Europe. Na América do Norte, o PS2 já vendeu 50 milhões de unidades em dezembro de 2008. No Japão, o PS2 vendeu 21.454.325 unidades a partir de 1 de outubro de 2008, de acordo com Famitsu/Enterbrain.
Na Europa, o PS2 vendeu 6 milhões de unidades em 2006 e 3,8 milhões em 2007, De acordo com estimativas da Electronic Arts.[27][28] Em 2007, o PS2 vendeu 3,97 milhões de unidades nos Estados Unidos de acordo com a NPD Group.[29][30] e 816.419 unidades no Japão, segundo a Enterbrain. Em 2008, o PS2 vendeu 480.664 unidades no Japão, segundo a Enterbrain.[31][32]

[editar]Jogos

Devido a popularidade do futebol no Brasil, um dos jogos mais procurados é Winning Eleven e também seu sucessor Pro Evolution Soccer.
Até março de 2008, 1625 jogos estavam disponíveis para o PlayStation 2.[33] O PlayStation 2 é o único video-game do século passado que até hoje tem novos jogos lançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário