Sega Master System
Sega Master System | |
---|---|
Sega Master System | |
Fabricante | Sega |
Tipo | Console de videogame |
Geração | 3ª geração |
Lançamento | 20 de outubro de 1985 setembro de 1986 setembro de 1987 setembro de 1989 |
Unidades vendidas | 13 milhões |
Mídia | Cartucho |
CPU | 8-bit Zilog Z80 |
Controladores | 1 a 2 gamepads |
Jogo mais vendido | Castle of Illusion |
Antecessor | SG-1000 |
Sucessor | Sega Mega Drive/Genesis |
Master System (no Japão também foi lançado como: マスターシステム SG - 1000 Mark III), é um Video game de 8-bits produzido pela SEGA.
História
Lançado inicialmente no Japão em 1986, ele enfrentou grandes dificuldades devido a forte concorrência do NES da Nintendo.
A Nintendo possuia contratos de exclusividade junto as produtoras de jogos. O contrato não permitia que elas produzissem jogos para nenhum outro aparelho, fazendo com que o Master System dependesse somente dos lançamentos desenvolvidos pela SEGA.
O baixo sucesso no Japão não evitou que a SEGA lançasse o Master System no resto do mundo. Nos Estados Unidos o domínio da Nintendo também era muito grande, e logo a SEGA vendeu os direitos de comercialização do Master System nos EUA para a Tonka, mesmo assim a popularidade do aparelho foi diminuindo.
Em 1990, após o lançamento do Sega Genesis, a SEGA recuperou os direitos de comercialização do Master System nos EUA e lançou uma versão com um novo desenho, chamado Master System II. Esse novo modelo era mais barato, mas por outro lado foram removidos o botão de Reset e a entrada para óculos 3D, impossibilitando a utilização desse acessório em alguns jogos. Além de não possuir conectores de áudio e vídeo, ele só podia ser conectado na TV por cabo RF, que apresenta uma pior qualidade de imagem e som.
Na Europa a história foi diferente. O Master System foi bem aceito e se tornou muito mais popular que o console da Nintendo. Diversos desenvolvedores europeus produziram jogos para o Master System, e o aparelho teve suporte da SEGA Européia até 1996 (em contraste a SEGA Americana, que desistiu do console já em 1992). Para se ter uma ideia, os jogos de arcade da Sega convertidos para o Master System faziam tanto sucesso na Europa, que a empresa Tengen lançou versões (não licenciadas) de vários desses games para o console da Nintendo. O sucesso do Master System se repetiu também na Austrália, um mercado que toma como base o mercado europeu.
No Brasil repetiu-se a situação da Europa. O Master System foi produzido e vendido pela Tec Toy a partir de setembro de 1989 e atingiu um grande sucesso.[1] O Master System lançado pela Tec Toy era o mesmo modelo vendido nos Estados Unidos. Já o Master System II produzido pela TecToy possuía o mesmo desenho do primeiro mas era mais barato e vinha com outros jogos. A Tec Toy ainda lançou o Master System III Compact, que possuía um novo desenho (o mesmo desenho do modelo lançado como Master System II nos EUA e Europa), e diversos modelos portáteis chamados Master System Super Compact, inclusive uma versão rosa desenvolvido para garotas. Além disso, a Tec Toy desenvolveu alguns jogos exclusivos (leia-se adaptações de outros jogos da Sega, trocando os personagens) para o mercado brasileiro (como versões da série Wonder Boy in Monster Land, estrelados pela Turma da Mônica) e converteu diversos jogos lançados para o portátil Sega Game Gear para o Master System, aumentando ainda mais a biblioteca de jogos disponíveis. Vale lembrar ainda que a Tec Toy converteu para o Master System, em 1997, Street Fighter II, sendo o jogo de maior tamanho em MiB do sistema. A Tec Toy ainda comercializa o Master System com diversos modelos novos, que já vem com jogos instalados na memória.
Sega Master System no Japão/Coreia é conhecido também como "Mark-III" contendo a adição do chip "FM YM2413", sendo "Outrun" o primeiro jogo a usa-lo para gerar sons (em vez de utilizar o SN76489) quando este é devidamente detectado. Mas vale salientar que em 1987 a Sega também lançou no Japão a versão 'internacional' do console, com o mesmo design e o mesmo nome com o qual ficou famoso no resto do mundo: Sega Master System.
O fracasso do Master System nos EUA e Japão levou a Sega a grandes estratégias para fazer seu Mega Drive bem-sucedido nesses mercados (e também no Brasil e Europa).
Atualmente o Master System ganhou novas versões, sendo a última o Portátil. O console ainda é fabricado pela Tectoy no Brasil.
[editar]Características
O Master System original aceita jogos em cartuchos e cartões. O tamanho máximo de um jogo em cartão é de 32KBits, enquanto o maior jogo lançado em cartucho possui 8MBits. O suporte a cartões foi abandonado nas versões posteriores do aparelho.
Existem diferenças entre o Master System original lançado no Japão e o modelo comercializado no resto do mundo. No modelo japonês o slot de cartuchos é de tamanho diferente, no lugar do botão RESET existe o botão RAPID FIRE (que ao acionado habilita a repetição automática das ações ativadas pelos botões dos controles), existe uma entrada para o plug do óculos 3D que dispensa assim o uso do adaptador, e vem com um chip de som FM (YM2413) que possibilita músicas muito mais elaboradas (infelizmente esse chip foi removido na versão vendida no resto do mundo). Excluindo essas diferenças, visualmente o desenho do aparelho é idêntico à versão lançada no resto do mundo. (OBS: O design do Mark-III, porém, era completamente diferente).
Apesar da diferença de tamanho do slot de cartuchos entre o aparelho japonês e o aparelho lançado em outras regiões, é possível rodar os jogos lançados no resto do mundo no aparelho japonês, desde que se construa um adaptador. O contrário já não é possível, pois os jogos disponibilizados no mercado Japonês não possuem um cabeçalho que é requerido pelos Master System lançados fora do Japão, além disso, determinados títulos apresentam criptografia no restante de seu código, cuja chave somente é implementada em cartões SD de aparelhos japoneses. Existem projetos caseiros que resolvem esse problema, mas envolve alterar a BIOS do Master System, uma operação às vezes complicada para usuários sem experiência comhardware.
[editar]Acessórios
- Sega Control Pad: controle padrão. Possui apenas dois botões (1-Iniciar e 2) e o direcional.
- SG Commander: Um controle diferente do original, possui função turbo (número 3021)
- Control Stick: Controle em forma de manche, disponível com o jogo OutRun ou sozinho (número 3060)
- Handle Controller: Controle para jogos de corrida e aeronaves (número 3041)
- Sports Pad: Controle estilo trackball, usado em alguns jogos de esporte (número 3040)
- Óculos 3D SegaScope: Óculos que dão a sensação de ambiente 3D em alguns jogos (3073)
- Sega Light Phaser: pistola para jogos de tiro (número 3050)
- Rapid Fire: Adiciona função turbo ao controle (número 3046)
Observações: Alguns acessórios só foram lançados na Europa, outros somente nos Estados Unidos. O acessório Rapid Fire, vendido no Brasil, não possui as duas chaves para ligar/desligar a função turbo.
[editar]Especificações
- Gráficos: Chip customizado da SEGA baseado do modelos Texas Instruments TMS9918/9928 com várias adições
- 384 Kbits ROM, jogos usam método de mudar páginas (cada página é 128Kbit) para ter acesso a toda a área do cartucho
- Som: Texas Instruments SN76489 4 canais mono (chip FM YM2413 disponível apenas no aparelho Japonês)
- 64 Kbits (8KB) RAM
- 128 Kbits (16KB) Video RAM
- 32 cores simultâneas de 64 disponíveis (pode também exibir 64 cores simultâneas com certos métodos de programação)
- Resolução de tela de 256x192 (Alguns modelos podem suportar outras resoluções além desta)
- 3 geradores de som quadrado + 1 gerador de som de Ruído branco
- 1 slot para cartuchos
- 1 slot para cartões (descartado em modelos posteriores)
- 1 slot de expansão (não usado fora do Japão)
[editar]Jogos Famosos
Ver página anexa: Lista de jogos para Master System
- Alex Kidd in Miracle World - Alex Kidd tornou-se mascote do console (e da companhia) e o jogo chegou a vir na memória (no Master System II europeu e brasileiro e nos primeiros modelos do Master System III e no modelo Super Compact da Tec Toy)
- Alex Kidd in The Lost Stars - Jogo com bons gráficos e falas digitalizadas como quando o personagem morre, e entre as fases ("Find the miracle balls"), também foi um dos poucos jogos de Master System a usar multilayer scrolling. Ótimos gráficos, boa jogabilidade, destaque para a fase do espaço, com super-pulos.
- Astro Warrior
- Black Belt - Jogo de luta de rua, versão do americano Hokuto No Ken, porém mais fácil. Músicas bem elaboradas, bons gráficos e lutas estilo Street Fighter com os chefes no fim dos estágios são os pontos fortes deste jogo.
- Castle of Illusion - jogo da Disney, onde Mickey deve resgatar Minie raptada por uma bruxa. Gráficos bem coloridos e com boa definição, além de sons bem elaborados.
- Double Dragon - Boa conversão dos arcades deste clássico dos games de luta de rua. 30 giratórias na fase final garantia continue infinito.
- E-SWAT - Jogo de ação estilo Robocop, nas primeiras fases o policial deve provar sua capacidade em vestir a armadura ciberbética. Nas fases seguintes seu poder de fogo aumenta e poderá utilizar armas especiais mas com uso limitado. Músicas bem elaboradas e chefes legais de se enfrentar.
- Fantasy Zone
- Hang-On - Jogo de moto GP que juntamente com Safari Hunt vinha na memória do console.
- World Cup Italia '90
- Kenseiden
- Mônica no Castelo do Dragão - versão de Wonder Boy in Monster Land da Tec Toy, estrelado por Mônica
- Out Run - Clássico jogo de corrida de carro com boas músicas.
- Phantasy Star - Deu origem à série de RPG da Sega, sendo o primeiro traduzido para o português, em resposta ao Final Fantasy da Square.
- Safari Hunt - Primeiro jogo a utilizar a pistola Light Phaser. Jogo de tiro bem divertido. Acertar a pantera negra garatia mais pontos.
- R-Type - Famoso jogo de tiro espacial vindo dos fliperamas. Excelente conversão.
- Shinobi - Ninja deve salvar crianças seqüestradas e enfrentar chefes ao fim das fases. Fase de bônus em primeiro plano onde você deve abater ninjas com estrelas shuriken e ganhar magias. Boa adaptação do arcade.
- Snail Maze - Labirinto incluído na BIOS do sistema. Acessado apertando Cima, 1 e 2 sem nenhum jogo no console.
- Sonic the Hedgehog - port do 1º jogo de Sonic para Mega Drive
- Sonic the Hedgehog 2 - estréia de Tails, lançado antes da versão do Mega Drive.
- Sonic Chaos - Merece nota por ser o primeiro jogo do Sonic que apresentou Tails como personagem jogável, tem gráficos excelentes.
- Turma da Mônica em O Resgate - versão de Wonder Boy III
[editar]Mais vendidos no Brasil
Em 2004, a Tec Toy revelou os jogos mais vendidos do SMS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário