Wii U
Wii U | |
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Em cima: O Console Wii U Em baixo: O Wii U GamePad | |
Desenvolvedor | Nintendo |
Fabricante | Nintendo |
Tipo | Console de videogame |
Lançamento | AN18 de Novembro de 2012[1] EU30 de Novembro de 2012[1] JP8 de Dezembro de 2012[2] |
Mídia | Discos ópticos Wii U, Discos ópticos Wii[3] |
CPU | IBM Power Ⓡ baseado em processador multi-core.[3] |
Capacidade de armazenamento | Wii U usa uma memória flash interna. Ele também suporta cartões de memória SD e USB de armazenamento externo.[3] |
Exibição | HDMI (1080p, 1080i, 720p, 480p, 480i), Wii D-Terminal, Wii Vídeo Componente, RGB da Wii, Wii S-Video AV estéreo e Wii AV.[3] |
Gráficos | AMD Radeon HD GP.[3] |
Som | PCM, HDMI, Multi AV Out conector[3] |
Controladores | Wii U GamePad, Wii Remote, Wii Remote Plus, Wii U Pro, Nunchuk,Classic Controller, Wii Balance Board.[3] |
Serviços online | IEEE 802.11b/g/n, Bluetooth, USB 2.0,LAN.[3] |
Dimensões | 1,8cm x 10,5cm x 6,8cm.[3] |
Peso | 1,5kg[3] |
Página oficial | http://e3src.nintendo.com/wiiu/ |
O Wii U é o mais novo console de videogame da Nintendo.[4][5][6][7] Foi apresentado na Electronic Entertainment Expo (E3) em 7 de junho de 2011 como o sucessor do Wii. Logo após o anuncio houve uma queda de 5,7% nas ações da Nintendo,[8] uma grande baixa que não ocorria desde o lançamento do Wii em 2006.[9] No sistema on-line, uma mudança perspectiva já revelada é sistema de contas únicas dos usuários, abandonando os Friend Codes do Wii.[10]
O Wii U foi lançado em 18 de Novembro de 2012 na América do Norte, 30 de Novembro na Europa e em 8 de Dezembro no Japão.[1][2] NoBrasil, seu lançamento foi adiado para o primeiro semestre de 2013, devido à "alta demanda" pelo console no mercado americano.
História
O console foi concebido em 2008,[12] após a Nintendo reconhecer várias limitações e desafios do Wii, como a percepção geral de que o produto era orientado exclusivamente para o público casual.[13] Com o Wii U, a Nintendo espera atrair os jogadores hardcore de volta.[14] Odesigner de jogos Shigeru Miyamoto admitiu que a falta de capacidades de alta definição (HD) e a infraestrutura limitada de rede do Wii também contribuíram para que o sistema fosse tratado de maneira separada em relação aos seus concorrentes, o Xbox 360 e o PlayStation 3.[15] Foi decidido que um eventual novo console necessitava de importantes mudanças estruturais.
Dentro da Nintendo, houve muito debate sobre o sucessor do Wii, e o projeto foi abandonado e reiniciado várias vezes.[16] O conceito de umatela sensível ao toque inserida dentro do controle foi inspirada pela luz azul do Wii que indicava novas mensagens.[17] Miyamoto e sua equipe queriam incluir uma tela pequena para fornecer informações adicionais aos jogadores (de forma similar à VMU do Dreamcast). Em fases posteriores do desenvolvimento, a tela foi ampliada para acomodar um jogo inteiro, conceito que foi sugerido, mas não viável financeiramente, no começo do projeto.[12]
[editar]Antes do anuncio oficial
As primeiras especulações sobre o sucessor do Wii indicavam que o console seria uma "versão melhorada" chamada "Wii HD". Muitos jornalistas alegaram que haveria uma saída de vídeo em alta definição e suporte a Blu-ray Disc, com o lançamento previsto para algum momento em 2011.[18][19] No entanto, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, declarou posteriormente que "não via razão importante" para incluir HD no Wii, e que essa possibilidade se encaixaria melhor num sucessor.[20] Shigeru Miyamoto também expressou o interesse da Nintendo em trabalhar com gráficos em alta definição, mas esclareceu que o foco da empresa é na experiência de jogabilidade.[21] Em outubro de 2009, Miyamoto disse que ainda não havia planos concretos para um sucessor, mas que o futuro produto manteria os controles por movimento e que se esperava que sua interface fosse "mais compacta" e barata.[22] Iwata também mencionou que o sucessor do Wii poderia ser compatível com 3D, mas que isso dependeria de um aumento de 30% no número de televisores 3D.[23]
Em 2010, o presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, comentou que se sentia "confiante que o console de entretenimento doméstico Wii ainda possui uma longa vida à sua frente" e declarou que um sucessor não estava previsto no futuro próximo.[24] Na apresentação daquele ano na E3, Iwata revelou à BBC que um novo produto só seria anunciado quando "a Nintendo ficasse sem ideias do que fazer com o hardware atual e não pudesse oferecer surpresas para os usuários com a tecnologia [disponível à época]".[25] Posteriormente, em uma reunião com investidores, ele revelou que estavam "estudando e desenvolvendo o próximo console", mas que estavam mantendo seus conceitos em segredo porque era importante que seu negócio se mantivesse "surpreendendo as pessoas positivamente".[26] Fils-Aime comentou em um artigo da CNN que era provável que o sucessor não tivesse suporte a 3D, uma vez que a Nintendo já havia experimentado a tecnologia.[27]
Em abril de 2011, uma fonte não revelada indicou que a Nintendo pretendia apresentar o sucessor do Wii, de codinome Project Café,[28] na E3 2011, capaz de trabalhar com resoluções HD[29][30] e retrocompatível com o contéudo do Wii.[31] Também foi especulado que o console teria um controle novo, com uma tela de alta resolução.[32] A origem do rumor do codinome (e outros detalhes) foi a publicação francesa de tecnologia 01net,[33] que havia revelado anteriormente as especificações técnicas do PlayStation Vita antes de seu anúncio.[34] Acreditava-se que o novo equipamento fosse duas vezes mais poderoso que o PlayStation 3 e o Xbox 360.[31][35]
Boa parte do comentário concentrava-se no novo controle, que teria dois sticks analógicos, setas direcionais, quatro botões no verso e "possivelmente mais".[32][36] A IGN comparou a funcionalidade do novo controle ao do GameCube.[28] A página 01net alegou que o equipamento seria "um controle estilo tablet, com saída gráfica moderada", comparando-o a um iPad com botões. Eles também comentaram que haveria uma câmera frontal no controle.[37] Outros supostos recursos incluíam controladores de movimento de seis eixos que superam a fidelidade doPlayStation Move,[38] e um sensor (sensor bar) incluso.[37] O novo controle tem uma tela de 6,2 polegadas,[39] sem suporte a multitoque.[37] Fontes da revista Computer and Video Gamesapostaram numa tela de alta resolução.[32] A IGN também disse que o console (que deveria se parecer com uma versão moderna do SNES)[40] poderia transmitir os jogos diretamente para o controle.[28]
De acordo com a revista Edge, o presidente da THQ, Brian Farrell, teria dito aos seus investidores que não esperava novo hardware da Microsoft ou da Sony num período breve, diferentemente na Nintendo.[38]
[editar]Depois do anúncio oficial
Em 25 de abril de 2011, a Nintendo lançou uma declaração para a imprensa anunciando oficialmente um sucessor para o Wii, a ser lançado durante 2012, e que haveria unidades para teste na E3 2011, de 7 a 9 de junho daquele ano.[41] Ao falar numa conferência com investidores, Satoru Iwata afirmou que o sucessor do Wii "oferecerá algo novo para sistemas de videogame".[42] Iwata também confirmou que o sucessor do Wii não seria lançado para o ano fiscal de 2012, o que, na prática, colocaria a data depois de abril de 2012.[43]
Em 4 de maio de 2011, a página Kotaku relatou que o Project Café teria 8 GB de memória flash, supostamente para guardar os jogos salvos. Os discos de jogos utilizados pelo console seriam de um formato proprietário e armazenariam até 25 GB de dados, similares a um disco Blu-ray de camada única.[44] No começo de junho, o jornal Nihon Keizai Shimbun confirmou que haveria um controle com uma tela sensível ao toque de 6 polegadas, conferindo controles no estilo tablet a jogos, bem como uma bateria recarregável e uma câmera. O Nikkei disse que o sistema seria lançado em meados de 2012.[45]
Conforme prometido, um protótipo do Wii U foi exibido na E3 2011. O design do console e do controle não representavam as versões finais.[46] O controle demonstrado possuía, além da tela sensível ao toque de 6 polegadas, um microfone, alto-falantes, giroscópio, acelerômetro, rumble e uma câmera.[47] Todo o processamento acontece no console em si, cuja saída pode ser direcionada para a TV, para o controle ou para ambos simultaneamente. No entanto, conforme especulado antes do anúncio oficial, a tela não oferece suporte multitoque, indo de contramão à tendência estabelecida na indústria.[47] As unidades exibidas na E3 2011 também ofereciam saída apenas para um controle tablet por vez, apesar de a Nintendo ter deixado em aberto se tal funcionalidade seria expandida na versão final dohardware.[48] Os jogos confirmados no evento foram New Super Mario Bros. U e a mudança do Wii para o Wii U no lançamento de Pikmin 3.[49] Uma lista de títulos de terceiros também foi divulgada.[50]
As ações da Nintendo caíram quase 10% nos dois dias seguintes à revelação do Wii U, chegando em níveis não vistos desde 2006.[51] Alguns analistas mostraram-se céticos quanto à adição de uma tela sensível ao toque no controle, preocupados com o preço final do componente e alegando ser menos inovador do que o Wii Remote original.[52]
Em 5 de julho de 2011, quando perguntado se o Wii U ofereceria suporte a 3D, Iwata falou ao San Jose Mercury News que, do ponto de vista da tecnologia (desde que conectado a uma TV 3D), era possível, mas que não era o foco da empresa.[53] Em 27 de outubro do mesmo ano, Iwata confirmou que o produto apresentado na E3 já possuía as especificações finais e a forma definitiva do lançamento oficial.[54] A Nintendo também aproveitou o período para divulgar o Wii U na Consumer Electronics Show (CES), que ocorreu de 10 a 13 de janeiro de 2012.[55]
Em 26 de janeiro de 2012, Iwata relatou aos investidores que o Wii U seria lançado na época de compras de final de ano de 2012 em todas as principais regiões.[56] Além disso, forneceu detalhes sobre um rede on-line unificada conhecida como Nintendo Network, que dará suporte a contas de usuário, em vez do uso de friend codes. A Nintendo Network também fornecerá a estrutura para as interações dos modos multijogador, venda de conteúdos adicionais (DLC), bem como a distribuição digital de aplicativos e jogos eletrônicos.[57] O controle do Wii U também terá suporte ao padrão NFC, que permitirá ao sistema interagir com figuras e cartões criados por desenvolvedores. Também permitirá microtransações sem fio com cartões de crédito que oferecerem suporte a NFC.[56]
Em setembro de 2012, a Nintendo anunciou as datas definitivas de lançamento: 18 de novembro na América do Norte, 30 de novembro na Austrália/Europa e 8 de dezembro de 2012 no Japão.[58][59][60] O Wii U estará disponível em dois conjuntos: o Basic, a ser vendido por 299,99 dólares nos EUA, inclui 8 GB de armazenamento, o controle Wii U GamePad (acompanhado de uma stylus), cabo HDMI e sensor bar; o pacote Deluxe, por sua vez, custará 349,99 dólares nos EUA, e terá uma assinatura premium da Nintendo Network, 32 GB de espaço, o jogo Nintendo Land, e pés para o console e controle.[61][62]
[editar]Especificações Técnicas
Após a sua conferência da E3, algumas horas depois a Nintendo divulgou em seu site sobre as suas especificações técnicas, que são:[3]
- Peso:1,5kg
- Tamanho:Cerca de 4,7 centímetros de altura, 26,5 cm de profundidade e 17 centímetros de comprimento.
- Aparência:O novo console possui um design compacto que irá torná-lo uma adição natural a qualquer instalação de entretenimento doméstico.
- CPU: IBM Power 7 Chip personalizado 6 (Codename Fox) de 2,8 GHz / Quad Core; IBM Power 7 Ⓡ. Sendo 3 núcleos dedicados aos jogos, e um núcleo dedicado ao sistema.
- GPU: Custom AMD RV770 (Wolf Codename) 766Mhz;
Memoria placa de vídeo: 1024 MB de DRAM XDR2 (Principal), 1024 GDDR5 VRAM AMD Radeon ™(Vídeo), 32MB eDRAM; .
- Armazenamento:Wii U usa uma memória flash interna. Ele também suporta cartões de memória SD e USB de armazenamento externo.
- Mídia:Utiliza a memória intena do Wii U e também discos ópticos especiais da nintendo de folhagem única que comporta 25GBs ou de dupla folhagem que comporta 50GBs,também consegue ler os discos ópticos do Nintendo Wii, não é compatível com os discos ópticos de Nintendo Game Cube.
- Conexão com Internet:Wii U pode acessar a Internet via conexão sem fio (IEEE 802.11b/g/n). O console possui quatro conectores USB 2.0 - duas na frente e dois na parte traseira - que suportam adaptadores Wii LAN.
- Wii Compatibilidade:Quase todos os softwares e acessórios do Nintendo Wii pode ser usado com o Wii U.
- Áudio:Usa seis canais de saída PCM linear via HDMI ® conector ou saída analógica através do Multi AV Out conector.
- Vídeo:Suporta 1080p, 1080p 3D, 1080i, 720p, 720p 3D, 480p e 480i. Cabos compatíveis incluem HDMI, Wii D-Terminal, Wii Vídeo Componente, RGB da Wii, Wii S-Video AV estéreo e Wii AV.
- Controladores:O Wii U console é capaz de suportar dois controladores de Wii U Gamepad, até quatro Wii Remote (ou Wii Remote Plus) controladores ou controles do Wii U Pro e acessórios Wii como o Nunchuk, Classic Controller e Wii Balance Board.
[editar]Características do Wii U
O console será compatível com a CryEngine 3[63] e a Unreal Engine 3.[64] Joel Bylos, produtor da Funcom elogiou o Tablet Controller do Wii U e disse que o tablet é excelente para jogos massivos.[65] Na E3 de 2012, Reggie Fils-Aime declarou que o Wii U suportará dois Wii U Gamepad,[66] mas a exibição de quadros cai para 30 por segundo.[67] O Wii U estará disponível em duas cores: preto (Deluxe Set) e branco (Basic Set)[68]
Além de introduzir novas formas de jogar, o Wii U também oferece aos usuários uma variedade de jogos e recursos para melhorar a experiência geral:
- Wii U Gamepad: O controlador de Wii U Gamepad possui uma tela sensível ao toque e também pode funcionar como infravermelho remoto da TV, se os usuários estão assistindo TV ou jogando um jogo.
- Near Field Communication (NFC): O Wii U Gamepad tem a capacidade de comunicar sem fios com objetos que são mantidos acima dele. Isto permite uma variedade de novas possibilidades interessantes para jogos e actividades.
[editar]Nintendo Network
A Nintendo Network abrange o Wii U e futuramente, o Nintendo 3DS e aparelhos como smartphones, tablets e computadores. Cada jogador possuirá sua própria Nintendo Network ID com seu perfil e a possibilidade de se tornar amigo de outras pessoas. Necessita de uma conexão de internet sem fio.
- Internet Browser: O Wii U inclui um navegador para pessoas com uma ligação à Internet sem fio e permite o utilizador a abir até seis abas simultaneamente e também a poder utilizar o navegador com o jogos pausados. Inclui recursos como colocar uma cortina virtual na TV, impedindo outras pessoas de ver o conteúdo até que o jogador abra-a e ver uma versão maior da página no GamePad.
- Nintendo TVii: Ferramenta que une serviços já existentes, como os seus canais de TV, Netflix, Hulu Plus e até mesmo o sistema DVR. Permite recursos ao vivo, como comentários e enquetes da própria Nintendo, a possibilidade de comentar sobre o programa e suas informações.
- Video Chat: Usando a câmera embutida do Wii U Gamepad, as pessoas podem se comunicar com seus amigos do Miiverse em tempo real, podendo interagir com a tela sensível ao toque.
- Nintendo eShop
- Miiverse: Permite que jogadores consiguam interagir uns aos outros no sistema do Wii U ou em seus próprios jogos, através de comentários, desenhos, pelo Video Chat, entre outros.
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